top of page

Faz três anos o Guia da Preservação Digital por Siglas

Em Fevereiro de 2016 passavam para o papel as primeiras notas do que podia ser um guia para a preservação digital. Para mim, era necessário fixar em algum lado um conjunto de referências que pudessem ser consultadas imediatamente, em caso de necessidade.

Ao modo de um bloco de notas online, reuni um conjunto de siglas e escrevi para cada uma um artigo, juntando-lhe links para aprofundar o assunto. Em Junho apresentei a ideia no Encontro de Curadoria Digital na FCSH da NOVA como forma de desenvolvimento profissional. Nada comparável a uma wiki. Nada disso. Tratava-se apenas de um ponto de partida para a descoberta do contexto tecnológico e político que suporta a informação.

Bibliotecas, Arquivos e até Museus partilham o mesmo território tecnológico e político. Como é possível trabalhar numa destas áreas e não saber das outras?

No primeiro ano deixei o "Guia" escondido, porque os textos para as mais de 100 siglas precisavam de revisão, antes de serem publicados. Só por encorajamento do Eng. Daniel Gomes, gestor do Arquivo.pt, acérrimo defensor da partilha de conhecimento, é que criei uma página no Facebook com o mesmo nome para dar visibilidade ao que tinha produzido.

Para mim o "Guia" tem sido um "Guia". Uso-o com frequência para lembrar-me de referências e ligações, as que ainda subsistem.

Agora que tenho estado ocupado com a curadoria dos sítios web, tratei de preservar o meu "Guia". Por isso, se não puderam ainda navegar pelas "siglas", sempre poderão fazê-lo daqui a 20 anos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page