Omeka
Categoria: aplicação, plataforma
Contexto organizacional: Roy Rosenzweig Center for History and New Media, George Manson University
Sede: Fairfax, Virgínia, USA
Suporte: Roy Rosenzweig Center for History and New Media, George Manson University
URL: http://www.omeka.net
Relacionado com: Dublin Core, Contentdm, GreenStone, Contentpro, ContentE
Assuntos: bibliotecas digitais, arquivos, património arquivístico
Mais sobre este item:
Omeka é uma plataforma de publicação de conteúdos digitais, podendo o seu produto final chamar-se também biblioteca digital. O desenvolvimento da aplicação foi patrocinado por um centro universitário de investigação em História. Grande parte das implementações deste software open source incidem sobre temas históricos e servem publicação de fontes primárias, o que diz bem sobre o espírito do projecto. Veja-se, por exemplo, um projecto da Universidade de Bordeaux Montaigne, "1886": 1886.u-bordeaux3.fr
A aplicação funciona como um CMS (Content Management System), semelhante a outros conhecidos (Joomla, WordPress, Drupal, etc). No entanto, baseia a descrição dos objectos digitais no esquema de metadados Dublin Core, na versão simples (15 elementos) ou na versão qualificada (mais de 70 elementos). É adequada, portanto, para contextos em que se exige controle da linguagem na divulgação Web de conteúdos, tais como bibliotecas, arquivos e museus. É frequente ver-se a sua utilização em pequenas colecções e em exposições virtuais.
Há várias modalidades para a utilização do software, com um modelo de negócio semelhante ao de muitas aplicações presentes no mercado. Este pode ser instalado localmente, desde que haja capacidade técnica, ou pode ser utilizado como um serviço já montado, por subscrição, com maior ou menor número de funcionalidades associadas. A versão gratuita continua a ser uma forma interessante para testar o processo da publicação digital de acervos.
Ver também:
Implementações do OMEKA: http://omeka.org/codex/Sites_Using_Omeka.
Contexto organizacional: http://chnm.gmu.edu/ e http://omeka.org
​
Revisto em: 20 Agosto de 2016