Associação para a Gestão da Cópia Privada
Categoria: organização
Contexto organizacional: AGECOP
Sede: Lisboa
Suporte: AGECOP
URL: http://www.agecop.pt
Relacionado com: IFRRO, SPA, CC, FEP
Assuntos: licenças, direitos de autor, copyright, editores, acesso, DRM, Web clipping
Mais sobre este item:
AGECOP é uma associação portuguesa que se insere na categoria das RRO (Reprodution Rigths Organizations). A nível nacional, promove um quadro legal favorável à protecção dos direitos e trabalha junto das empresas abusadoras, propondo o licenciamento e a distribuição devida de lucros obtidos com os conteúdos (até 50%), a favor do detentor da propriedade intelectual.
Foi criada em 1998 e tem a sua sustentabilidade nos associados, que são empresas representantes dos autores, editores e produtores de audiovisual. Em 2006, conseguiu a primeira colecta de direitos de reprodução,baseada na Lei 62/98. Em 2015, a lei foi revista (Lei 42/2015). Os valores em causa, relativos a direitos, ultrapassam o meio milhão de euros e tende a ser muito maior.
É fundamental para a economia de qualquer país ter um bom quadro legal para o copyright. Aliás, é a rentabilização milionária de conteúdos, levada a cabo grandes por marcas na Web que torna esta questão relevante. Não sendo praticada a distribuição de lucros, há o risco de falência das empresas proprietárias dos direitos, que por sua vez sustentam os autores. Além da pirataria informática, há outros tipos de abusos. A reutilização não autorizada de conteúdos, produzidos por criadores individuais ou por empresas de comunicação com fins lucrativos é um desses abusos para os quais não havia quadro legal suficiente, em Portugal e não só. O Web clipping, que consiste extrair automaticamente conteúdos de páginas alheias, que outros produziram (notícias, imagens, textos, vídeos, por exemplo), associando-lhe um layer de publicidade, é uma prática corrente que, no entanto não está conforme os direitos de autor.
Ver também:
SPA - Sociedade Portuguesa de Autores: https://www.spautores.pt/
Apresentação de livro "DIREITO DE AUTOR - QUE FUTURO NA ERA DIGITAL?" (SPA): https://youtu.be/_QeB5wbQTyg
​
Revisto em: 20 Agosto de 2016