Tagged Image File Format
Categoria: formato de imagem
Contexto organizacional: Adobe
Sede: USA
Suporte: Adobe
URL: https://partners.adobe.com/public/developer/en/tiff/TIFF6.pdf
Relacionado com: TIFF/EP, JPEG
Assuntos: formatos, compressão, open source, preservação
Mais sobre este item:
Deve distinguir-se Tagged Image File Format (TIFF), que actualmente é um formato da Adobe, de Tag Image File Format / Electronic Publication (TIFF/EP), que pertence à ISO e é formato raw. Para abordagem genérica: https://en.wikipedia.org/wiki/Tagged_Image_File_Format vs https://en.wikipedia.org/wiki/TIFF/EP.
Versão actual da Adobe: TIFF, Revision 6.0 Final – June 3, 1992. A Adobe desenvolveu o seu próprio formato raw - o Digital Negative ou DNG, com base no TIFF/EP da ISO. O formato TIFF/EP da ISO, por sua vez, foi desenvolvido com base no formato TIFF da Aldus/Adobe,
Informalmente, podemos dizer: TIFF é um formato para imagem, capaz de conter os dados binários e os metadados num mesmo ficheiro. No cabeçalho, uma tag informa a ordem de bits pela qual a imagem vai ser representada. Os sistemas leitores utilizam essa informação. Outra tag diz qual o sistema de compressão que vai ser utilizado. Pode ser sem compressão (valor 0). Outras tags descrevem a imagem: informam onde se inicia uma linha, qual a sua dimensão em pixels e, portanto, onde é que esta termina e passa para a seguinte. Assim, sucessivamente, até se formar a imagem completa. A compressão, se a houver, é feita linha a linha. O formato prevê um espaço próprio para tags predefinidas, dentro de um determinado âmbito (range). Há, ainda, lugar para tags especiais, à medida de uma aplicação ou de um contexto. No entanto, se tags especiais tiverem de ser introduzidas no âmbito (range) predefinido é necessário que seja registada pela Adobe para não haver problemas de compatibilidade, quando as aplicações lerem a imagem.
Estes requisitos gerais constituem a base do formato. É a este nível que a compatibilidade da imagem com as aplicações é maior. Constitui a 1ª parte da especificação - Baseline TIFF.
TIFF é um formato extensível, o que significa que pode também conter subficheiros, ou seja, várias imagens associadas, como se fossem páginas de um mesmo livro; pode, ainda, ter várias camadas e diversas representações da mesma imagem, tais como canais de cor e miniaturas. O tipo de imagem a cores do TIFF é em RGB. No entanto, muitas aplicações têm outros espaços de cor para impressão (por ex. o CYMK, em PhotoShop), também chamados perfis de cores profissionais.
A consistência que o formato tem mantido torna-o adequado para fins de preservação da imagem digital. Não havendo questões de espaço de armazenamento, as imagens TIFF sem compressão são as mais consistentes. No caso de haver corrupção do ficheiro a perda de informação é menor.
Ver também:
Web site http://www.awaresystems.be/index.html
Editores de tags TIFF. Existem vários produtos que permitem visualizar editar as tags. Esta possibilidade é útil, quando se trata de embeber metadados personalizados nos ficheiros. Em contextos de digitalização para preservação, este é um recurso muito interessante. Ver: http://leadtools-tiff-tag-editor.software.informer.com/;
Big TIFF - Extensão do formato que permite ficheiros até 4GB. A propósito da avaliação de um formato para determinar a sua viabiliadade em contextos de preservação, a referência a uma tabela de avaliação (OCLC): http://www.digitalpreservation.gov/formats/fdd/fdd000328.shtml
Libtiff : http://www.libtiff.org/
Revisto em: 20 Agosto de 2016