top of page

Research Infrastructure for the Study of Archived Web Materials

Categoria: organização, projecto
Contexto organizacional: RESAW (Horizon 2020)
Sede: Aarhus University, NetLab & the Centre for Internet Studies
​URL: http://resaw.eu/
Relacionado com: IIPC, BUDDAH, AHDig
Assuntos: web archiving, arquivos da Web, preservação digital, humanidades digitais

Mais sobre este item:

RESAW - Research Infrastructure for the Study of Archived Web Materials, é um projecto criado em 2012 para estabelecer uma estrutura colaborativa europeia, dedicada ao estudo dos materiais dos arquivos da Web, como o seu nome indica.
É um projecto muito interessante, porque nos leva do “como” ao “para quê” em relação aos arquivos da Web. Toda a estrutura que envolve as actividades de web archiving têm sentido se houver, paralelamente, uma utilidade dos conteúdos arquivados.
A utilização dos arquivos da Web em várias áreas de investigação é uma forma de mostrar a importância da preservação da Web. História, ciências sociais, literatura, arte e outras, capitalizadas na expressão “humanidades digitais”, têm nos arquivos da Web uma fonte imprescindível.
Niels Brügger, um dos autores que tem escrito sobre a relação entre os arquivos da Web e a investigação, coordena o projecto, que em 2016 foi proposto para financiamento no âmbito do Horizon2020.
Aqui se encontram também os contributos de vários especialistas, tais como Peter Webster, Ian Miligan, que se têm dedicado à questão da utilização dos materiais preservados como fonte para a investigação académica.
Este projecto insere-se na mesma visão do projecto BUDDAH, realizado no Reino Unido e, de certa forma, é a sua continuação a nível europeu. Participam neste projecto arquivos de vários países, Arquivo.pt, Web archives of Denmark, arquivos em França, Holanda, UK e ainda o Internet Archive dos Estados Unidos.

​

Ver também:

BUDDAH - Big UK Domain Data for the Arts and Humanities: https://buddah.projects.history.ac.uk/
AHDIg - Associação de Humanidades Digitais: https://ahdig.org/

 

Agosto de 2017

 

bottom of page