top of page

Modular Requirements, 2010

Categoria: norma
Contexto organizacional: Comissão Europeia / DLM Foundation
Sede: Luxumburgo
Suporte: Comissão Europeia /DLM
URL: http://www.moreq.info
Relacionado com: MEF, DLM, FRBR-IFLA, Requirements-ICA
Assuntos: Gestão documental, administração pública, arquivos, aplicações

Mais sobre este item:

MOREQ 2010 é o documento de referência da União Europeia para produção e preservação de registos electrónicos. Destina-se, primeiramente, aos desenvolvedores de software para a gestão documental. Estes devem desenhar sistemas de informação como um conjunto de módulos e de serviços. Esta estratégia permite que os sistemas sejam extensíveis e se adaptem mais facilmente às necessidades das organizações e que os vários subsistemas e aplicações se integrem num único sistema. Cada módulo é autónomo e pode funcionar com o software que melhor se adequa a um serviço. Quando é necessário mudar módulos ou implementar novos, o funcionamento do sistema não é afectado.

 

Os requisitos funcionais do MorReq destinam-se aos gestores das organizações. Estes têm de definir as políticas do sistema de informação, identificar os processos e os serviços, especificar as estratégias e, finalmente, decidir sobre a infraestrutura, o software, as aplicações. Não se trata apenas de uma tarefa do departamento de informática. Envolve todos os intervenientes e, por razões evidentes, o arquivista. O MoReq é, para este efeito, um instrumento orientador importante.

 

O MoReq2010 está na sua terceira edição, A primeira é de 2001 e a segunda de 2008. Podemos dizer que este modelo, aberto  desenvolvimentos futuros, atingiu uma grande maturidade.

 

A DLM Foundation é a organização que tem desenvolvido e publicado o Moreq. A Comissão Europeia começou por criar, no princípio dos anos 90, um grupo interdisciplinar de especialistas, cujo objectivo era definir um modelo para a gestão dos registos electrónicos,  Assim, nasceu, em 1996, o DLM Fórum, inicialmente acrónimo de "Donnés lisible para machine" passando a  "Document Lifecycle Management", em 2002. Actualmente, a DLM Foundation tem o estatuto de associação sem fins lucrativos e mantém uma actividade regular, concretizada em várias frentes: organização anual do fórum sobre registos electrónicos,  suporte e desenvolvimento da especificação MoReq, formação e certificação.

 

Ver também:

MoReq2010, vol.1 "Core Services & Plug-in Modules" (PDF): http://www.moreq.info/files/moreq2010_vol1_v1_1_en.pdf  

​

Revisto em: 20 Agosto de 2016

 

bottom of page