EMBASE - Elsevier
Categoria: base de dados de ciências médicas
Contexto organizacional: Elsevier
Sede: Amsterdão
Suporte: Elsevier
​URL: https://www.elsevier.com/solutions/embase-biomedical-research
Relacionado com: Elsevier, Scopus
Assuntos: infraestruturas, plataformas
Mais sobre este item:
EMBASE é a base de dados da Elsevier para as ciências biomédicas. Pode ser comparada com a Medline. Ver sugestão: http://handbook.cochrane.org/chapter_6/6_2_1_3_medline_and_embase.htm
Em 1946, foi criada, em Amestardão, uma publicação regular de abstracts na área das ciências médicas - Excerpta Medica - com 13 secções que abrangiam as diversas especialidades. A coleção cresceu e, em 1972, uniu-se à Elsevier. Em 1974, deu origem a uma base de dados - a EMBASE. Desde 1974, a EMBASE tem crescido como um dos principais produtos da Elsevier para as ciências médicas. Em 2010, a coleção dos Excerpta Medica foi vendida a outra empresa de comunicação e marketing, a Omnicom Group. Sobre este volume de informação são aplicados diferentes modelos de negócio. A EMBASE continua como marca da Elsevier.
Uma reflexão sobre a preservação não pode ignorar as estratégias adoptadas pelas empresas que gerem grandes volumes de informações, em áreas tão significativas como aquelas ligadas às ciências médicas. As iniciativas públicas e sem fins lucrativos podem encontrar nelas aspectos importantes para a sustenbilidade dos projectos.
Ver também:
Descrição genérica: https://en.wikipedia.org/wiki/Embase
Revisto em: 20 Agosto de 2016