top of page

Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais

Categoria: serviço de alojamento patrocinado pelo Estado
Contexto organizacional: RCAAP
Sede: Lisboa, Portugal
Suporte: RCAAP em regime SaaS
Acesso:
URL: http://projeto.rcaap.pt/index.php/lang-pt/sobre-o-rcaap/servicos/sari
Relacionado com: RCAAP
Assuntos: alojamento, publicação científica

Mais sobre este item:

SARI é um dos serviços do RCAAP que permite às instituições portuguesas com produção científica a criação de um repositório institucional. As universidades são as principais beneficiárias deste serviço. Pelo Decreto-Lei nº 115/2013, artº 50 são obrigadas guardar uma cópia digital das teses de doutoramento e mestrado, bem como a outra produção científica livre de embargo.

 

A infraestrutura técnica (hardware, alojamento e servidores) é operada pela FCNN. A aplicação DSpace e sua aplicação ao contexto do RCAAP foi feita com o apoio da Universidade do Minho. Cabe aos serviços de informação da Universidade do Minho o suporte, help desk, e ainda tarefas de administração do sistema. Essas tarefas administrativas são várias: a verificação humana e aprovação dos conteúdos submetidos (SIP), verificação dos metadados, formatos, supervisão das operações de armazenamento (AIP) e dos processos de indexação que preparam a publicação no portal RCAAP (DIP).

De facto, um repositório institucional pode ser analisado à luz do modelo OAIS. Os intervenientes são de diferentes intituições, o que dá aos repositórios uma certa complexidade de papéis. Porém, os elementos de um sistema que recebe informação e que tem por missão mantê-la acessível estão presentes.

 

As políticas têm vindo a explicitar-se:

1) a acesso aberto: https://www.fct.pt/documentos/PoliticaAcessoAberto_Publicacoes.pdf

2) a qualidade: https://www.fccn.pt/pt/imprensa/comunicados/institucionais/auditoria-aos-repositorios-cientificos-institucionais-de-portugal-revela-fiabilidade-na-gestao-e-preservacao-de-objetos-digitais/

 

 

Ver também:

SARC

SCEUR

Regime SaaR

​

Revisto em: 20 Agosto de 2016

bottom of page