top of page

Content Data Management

Categoria: aplicação para bibliotecas digitais
Contexto organizacional: OCLC (On Computer Library Center)
Sede: Dublin - Ohio, Estados Unidos
Suporte: OCLC (On Computer Library Center)
​URL: http://www.oclc.org/en-US/contentdm.html
Relacionado com: Dublin Core, ContentPro, Omeka, DSpace
Assuntos: metadados, dublin core, biblioteca digital

Mais sobre este item:

Contentdm é uma aplicação para descrição e publicação de conteúdos digitais com funcionalidades de pesquisa avançadas e uma interface de utilizador final optimizada. É desenvolvida pela OCLC, um consórcio que tem desenvolvido ferramentas capazes de transpor para o ambiente Web contéudos que, tradicionalmente, estavam confinados ao acesso local. O Contentdm foi criado para publicar coleções de imagens e documentos digitalizados, enquanto outros produtos como o WorldCat foram pensados para a publicação dos catálogos bibliográficos. Esta organização tem vindo a adquirir outros projectos na Europa ligados à indexação.

 

A descrição, no Contentdm, é baseada no esquema de metadados Dublin Core qualificado, o que permite uma grande versatilidade para todo o tipo de conteúdos. Texto, imagem, som e imagem em movimento são tipos de ficheiro que a aplicação lê. É possível  criar índices de praticamente todos os elementos Dublin Core e, ainda aplicar uma pesquisa fulltext sobre ficheiros PDF com reconhecimento de caracteres. A qualidade de visualização é grande, baseada em imagens piramidais, no formato JPEG2000 lossless ou, em alternativa, JPEG, lossy. Para facilitar a agregação de objectos existe a funcionalidade de criar facetas, a partir de alguns indices, que funcionam assim como refinamento numa lista de resultados.

 

A principal agregação de objectos digitais no Contentdm é a Coleção. Aliás, apenas há 2 níveis, se assim podemos chamar: coleção e item. Uma coleção é uma agregação de itens. A outra forma de agregação é a do objecto composto. Chamemos-lhe objecto digital. Um objecto composto é a agregação de vários itens, sob a mesma descrição, semelhante às várias de um único livro. É, portanto, uma aplicação bastante "plana". No entanto, é possível desenvolver uma grande variedade de relações entre os conteúdos, através dos elementos Dublin Core. O elemento relação e as suas variantes "has par", "is part of", etc, enriquecem significativamente a descrição.

 

Ao nível da interface de administração destaca-se a aplicação Project Client que pode ser instalada num ou em vários postos de trabalho e que permite preparar os objectos digitais para serem carregados no servidor. Contudo, é na interface de administração - simples e amigável - que se dão as principais operações de publicação: a revisão, a aprovação e finalmente a publicação no Sítio web.

O sítio Web funciona, à partida, com um template default e com landingpages geradas automaticamente a cada nova coleção. O mais certo é não ser suficiente para apresentar um projecto. Por isso é necessário configurar a interface. A interface de administração do sítio web oferece muitas opções de configuração, com exigência de conhecimentos técnicos diversos graus de profundidade. Conhecimentos de html, css, xml, javascript permitem uma maior personalização.

 

Ver também:

Ver várias implementações pelo mundo: http://collections.contentdm.oclc.org/ 

Ver implementação em Portugal (Biblioteca DigiTile - Gulbenkian): http://digitile.gulbenkian.pt/ 

​

WorlCat  - projecto da OCLC

MarcEdit (aplicação) para os registos MARC

​

Revisto em: 20 Agosto de 2016

 

bottom of page