top of page

Scientific Electronic Library Online

Categoria: plataforma de publicação de artigos científicos
Contexto organizacional: em Portugal, Ministério da Educação
Sede: São Paulo, Brasil
Suporte: FAPESP, São Paulo, Brasil
​URL: http://www.scielo.org/php/index.php
Relacionado com: Scopus, Web of Knowledge
Assuntos: publicação científica

Mais sobre este item:

SCIELO é um portal de revistas científicas peer reviewed  que actualmente disponibiliza e indexa perto de 200 revistas, em acesso aberto, publicadas nos países da América Latina, em Portugal e Espanha. Desde 2013, as revistas que integram o Scielo são indexadas pela Web of Science. As publicações abrangem diversas áreas do conhecimento, focadas nos estudos regionais que, por vezes, eram secundarizados pelos grandes indexadores. Esta plataforma tem vindo a ganhar relevância, desde do início da sua actividade, em 1998.

 

Para uma apresentação mais desenvolvida da história do projecto. Ver: http://www.scielo.org/php/level.php?lang=en&component=42&item=1

 

A ideia inicial foi a criação de uma metodologia comum (FAPESP e BIREME), com reconhecimento internacional para publicação científica na América Latina e Caraíbas. Essa metodologia permite interoperabilidade com bases de dados internacionais como a RedALYC, LILACS, MEDLINE. Muito recentemente (Outubro 2016) começaram negociações para a interoperabilidade com a plataforma francesa Revue.org (OpenEdition).

A adaptação da plataforma para o contexto latino, a que se destinava, foi levada a cabo pela FAPESP (São Paulo) e, a partir de 2002 tem o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Brasil). Actualmente, é a FAPESP que garante o suporte e o desenvolvimento da plataforma.

 

Cada país associado à plataforma cria o serviço de publicação, recursos humanos, infraestrutura e serviços. O portal agrega todos as revistas de todos os países, uma vez que usam o mesmo modelo, mas cada país tem a sua coleção de publicações.

O Scielo Portugal foi implementado em 2005 e está a cargo de um dos serviços do Ministério da Educação e Ciência, instalado na Av. 24 de Julho, em Lisboa, a DGEEC (Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência). Tem listados 55 títulos, 39 activos.

Ver: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_home&lng=pt&nrm=iso

 

Para serem publicados os artigos devem ter um tratamento especializado. A partir da versão impressa (PDF) do artigo peer reviewed, é produzida uma versão em html do mesmo.  Em seguida, o conteúdo (texto e imagens) é marcado, segundo o modelo Scielo. Este consiste num conjunto hierarquizado de metadados, pelo qual todos os elementos do texto são identificados (partes, títulos, autores, referências bibliográficas, afiliações e outros dados). Para esta tarefa é utilizada uma aplicação que funciona como extensão no Office e que inclui um parser para validar o documento segundo o DTD. Em 2015, começou a ser utilizada também a marcação XML, através do SciELO Publishing Schema (SPS). Ainda está em implementação.

 

Ver também:

Interface Web de uma periódico no Scielo (exemplo): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1646-88722016000100001&lng=en&nrm=iso&tlng=en  

​

Revisto em: 20 Agosto de 2016

bottom of page