top of page

International Research on Permanent Authentic Records in Electronic Systems

Categoria: projecto, consórcio
Contexto organizacional: Universidade de British Columbia, Vancouver
Sede: Vancouver, Canadá
Suporte: Universidade de British Columbia, Vancouver
URL: http://www.interpares.org/
Relacionado com: RODA, DoD
Assuntos: preservação digital, autenticidade, registos electrónicos, repositórios digitais

Mais sobre este item:

INTERPARES é o projecto fundado pela British Columbia University, Vancouver (Canadá), em 1998, no âmbito do curso de ciências da informação (School of Library, Archival and Information Studies) para desenvolver uma base de conhecimentos e de práticas sobre preservação digital. A autenticidade ou integridade dos registos electrónicos, como o próprio nome do projecto indica, foi o objectivo principal da investigação.

​

Fase 1 - 1998-2001 - desenvolvimento de requisitos conceptuais para a autenticidade dos registos electrónicos. Ver, geral:  http://www.interpares.org/book/index.cfm ; ou especificamente: http://www.interpares.org/book/interpares_book_k_app02.pdf  

Fase 2 - 2002-2007 - esta fase do projecto recolheu a experiência dos representantes de vários projectos, para testar de que modo se pode minimizar a fragilidade do suporte digital e a obsolescência do software (Experimential, Interactive, Dynamic Records). O projecto RODA, da Torre do Tombo, inclui-se nesta fase. Ver, geral: http://www.interpares.org/ip2/book.cfm.   

Fase 3 - 2007-2012 - fase de implementação das teorias e das práticas desenvolvidas nas fases anteriores em instituições arquivísticas de dimensão média. Esta fase teve a participação de instituições de todos os continentes.

Fase 4 - 2013-2017 - focada na confiabilidade das instituições, num contexto em que a comunicação se faz, em grande parte, pela Internet. Ver: https://interparestrust.org/.

 

Ver também: 

 

A British Columbia University iniciou esta linha investigação com o UBC Project  (1994-1997), ver: http://www.interpares.org/book/index.cfm) de que resultou o standard   para sistemas de arquivo DoD 5015.2 (Departament of Defense, USA). Actualmente, a norma DoD foi substituída pelo OAIS.

​

Revisto em: 20 Agosto de 2016

 

bottom of page