top of page

Repositório de Objectos Digitais Autênticos

Categoria: repositório digital, modelo
Contexto organizacional: DGLAB (TT)
Sede: Lisboa, Portugal
Suporte: DGLAB (TT)
URL: http://demo.roda-community.org/?locale=en#home  
Relacionado com: Fedora, DSpace, OAIS, Interpares, PREMIS, EAD, Dublin Core, Keep Solutions, MoReq, SCAPE
Assuntos: preservação digital, administração pública, património arquivístico

Mais sobre este item:

RODA (Repositório de Objectos Digitais Autênticos) foi um projecto da DGLAB (à data do início, Direcção Geral dos Arquivos), desenvolvido entre 2006 e 2009, em parceria com a Universidade do Minho.  Teve por principais referências o modelo OAIS e o projecto INTERPARES de que foi membro. Ao nível dos metadados foram estes os standards: EAD e Dublin Core para a informação descritiva; METS, para os dados estruturais e PREMIS para o vocabulário de preservação, O projecto foi desenvolvido em 3 fases: 1) análise e planeamento; 2) prototipagem; 3) teste e disseminação.

A apresentação detalhada destes processos encontra-se acessível em: 

Relatório do projecto de 2007: http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/roda_relatorio.pdf.

E, ainda, numa versão de 2009: http://dglab.gov.pt/wp-content/uploads/2015/01/RODA_Politica-de-preservacao-digital_v1.0_Fev09.pdf

​

Encontra-se também acessível um primeiro esboço das interfaces de administração e do utilizador, desenhadas sobre o Fedora, Esta plataforma permitiu uma flexibilidade e a adequação aos objectivos do projecto, mas em comparação com o DSpace, por exemplo, tem uma interface pouco desenvolvida. Encontra-se ainda acessível uma demo: http://demo.roda-community.org/?locale=en#home 

O projecto RODA enquadra-se nas novas práticas de produção de documentação pela Administração Pública. As políticas europeias e nacionais levaram a que muitos processos administrativos passassem a assentar em documentos electrónicos. A obrigatoriadade de preservar esses documentos pelos prazos legais e tornou-se um desafio complexo para as instituições. A DGLAB (Torre do Tombo) que tem a primeira responsilidade nesta matéria, quis, através deste projecto, propor um modelo, um método e um protótipo para uma plataforma portuguesa para arquivos públicos.

​

Projecto Continuidade Digital - a DGLAB (TT) - é um espaço de debate sobre a questão da preservação digital em geral. No âmbito do projecto têm sido organizadas as jornadas "SOS digital". Esta iniciativa envolve participantes de várias instituições públicas e privadas.

MEF (Macro-estrutura funcional do Estado) -  visão funcional dos processos administrativos que, não se destinando apenas a documentos electrónicos, mas envolvendo sobretudo documentos electrónicos, contribui para a modernização do sistema, o que torna ainda mais urgente projectos semelhantes ao RODA.

MOREQ2010 - modelo da União Europeia para os registos electrónicos, baseado na ideia da modularidade e dos serviços, é mais uma ferramenta para construir um repositório de acordo com políticas commumente aceites.

 

Ver também:

DEMO - RODA:  http://demo.roda-community.org/?locale=en#home  

"Rede comum de conhecimentos" - apresentação breve do projecto RODA, por Francisco Berbedo: http://www.rcc.gov.pt/Directorio/Temas/MA/Paginas/Reposit%C3%B3rio-de-Objectos-Digitais-Aut%C3%AAnticos-%28RODA%29.aspx 

Documentação do projecto (com data de 2009): http://dglab.gov.pt/roda-repositorio-objectos-digitais-autenticos/ 

​

Revisto em: 20 Agosto de 2016

​

bottom of page