top of page

Web archiving - arquivar para o futuro


Arquivo da Web (em português), é uma actividade de preservação de conteúdos publicados na Web. Na língua materna a expressão soa estranho por ser uma actividade rara entre os gestores de informação. Em inglês, remete-nos para o início d World Wide Web Consortium, em 1994-95, e para o Internet Archive de Brewster Kahle que, a partir de 1996, começou a recolher cópias dos sítios Web da rede.

Nos próximos 2 meses vai dar-se atenção ao tema, inserindo várias siglas e organizações no Guia: IIPC, Arquivo.pt, ARC, Archive-it e outras.

Um arquivo da Web envia os seus spiders para percorrerem um conjunto determinado de endereços e recolher os conteúdos que encontram, guardando deles uma cópia. O objectivo deste empreendimento é armazenar versões dos sítios Web ao longo do tempo para que não se percam e para voltar a reconstitui-los o melhor que for possível, como se ainda estivessem live Web.

A utilidade do Web archiving é aquela que lhe quisermos dar, conforme diferentes modelos de negócio. Há, efectivamente, um conjunto de serviços que podem ser criados a partir dos arquivos da Web.

Alguém imagina qual é o valor de um arquivo de sites para o conhecimento da história e da sociedade contemporânea?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page