Bibliotecas digitais: aqui está a DigiTile
A expressão "biblioteca digital", "digital library" é utilizada para indicar uma ou mais colecções de objectos em suporte digital que podem podem ser vistos, lidos, acedidos num computador ou num dispositivo móvel.
Do ponto de vista do produto final, tanto faz serem livros, revistas, fotografias, negativos, diapositivos, pintura a óleo, aguarelas, registos sonoros, imagens filmadas, etc. Pode até tratar-se de objectos nascidos digitais, tais como sítios Web, ebooks e documentos que nunca foram impressos em papel. No fim, o resultado é sempre uma representação acessível num monitor de computador ou num dispositivo móvel.
Na perspectiva organizacional, uma biblioteca digital é muito mais do que o produto final acessível na Web. Há a tutela de uma entidade, um objectivo expresso e uma política para a disponibilização dos conteúdos. Para não falar da plataforma de publicação.
Os projectos "DigiTile - azulejaria e cerâmica online" e "Tradição de modernidade", têm como resultado final uma biblioteca digital. Nestes projectos foram digitalizados documentos em papel sobre azulejaria e fotografias de Santos Simões sobre azulejos. Tiveram a tutela das várias instituições participantes e o objectivo de dar acesso online a esses espécimes que estavam nos fundos da biblioteca. A plataforma utilizada para publicar foi o Contentdm, da OCLC.